Restaurante Familia Rosso
FARMACIA DO TRABALHADOR

Tartaruga retorna ao mar após eliminar lixo pelas fezes ao se recuperar em SC

Por Dante Bragatto Neto em 01/08/2022 às 07:06:06
Animal também tinha ferimentos causados por rede e suspeita de afogamento. Soltura de tartaruga em Florianópolis

Nilson Coelho/R3 animal

Uma tartaruga-verde que havia sido resgatada no início de junho em São José, na Grande Florianópolis, com ferimentos causados por rede de pesca e suspeita de afogamento, voltou ao mar no domingo (31).

O animal, que expeliu pelas fezes diversos tipos de plásticos durante a reabilitação, foi solto na praia da Barra da Lagoa, onde fica o Projeto Tamar Sul, segundo o R3 Animal. O resgate foi feito pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo a veterinária Joyce Bitencourt, a tartaruga eliminou fios de nylon, barbante e até uma parte plástica de uma tampa de garrafa.

A tartaruga passou dois meses em recuperação.

Nilson Coelho/R3 Animal

“Devido a este achado, o animal ficou em observação até que todo o plástico ingerido fosse eliminado nas fezes, pois existe o risco de obstrução intestinal por corpo estranho e a necessidade de intervenção clínica ou cirúrgica”, explica.

A captura não intencional por redes de pesca é uma das principais causas de mortandade de animais marinhos, segundo o R3 Animal. Mesmo não sendo alvo de pescaria, os animais se prendem a emalhas, muitas vezes, não resistem.

Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341.

O que é o PMP-BS

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC
Comunicar erro
FARMACIA 2
Peninha
santabike 1

Comentários

DBN TV